Como a umidade relativa do ar pode influenciar na sua saúde

Você está em:

Você já deve ter reparado que geralmente junto com a previsão do tempo também informação sobre a umidade relativa do ar. Ela é mais importante do que muita gente imagina, já que influencia diretamente no nosso organismo.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), é que a umidade relativa do ar varie entre 50% e 80%. Por isso quando o nível fica entre 20% e 30%, as regiões entram em estado de atenção e chega a afetar não apenas os humanos, mas todos os seres vivos do planeta, pois acaba dificultando a respiração. Isso porque o ar seco faz as vias aéreas trabalharem ainda mais, para manter a quantidade de água necessária para as trocas de ar dos pulmões, sendo que a mucosa nasal precisa umedecer o ar. Esse esforço adicional do sistema respiratório acaba baixando a imunidade do corpo, deixando o mesmo mais propenso a doenças respiratórias como asma, rinite, virose, sinusites e outras.
Segundo o Ministério da Saúde, é preciso que as pessoas com histórico de doenças no aparelho respiratório redobrem a atenção.
Normalmente a umidade acaba sendo mais baixa nos períodos de inverno, onde a estiagem é maior. Mas é quando ela perdura em períodos mais quentes que a mesma fica preocupante, já que a absorção do suor pela pele é acelerada, deixando uma pele ressecada e uma desidratação, causada pelo ar muito seco, torna o sangue mais denso.

 
Visando reduzir esses problemas respiratórios, algumas dicas importantes:

- Consumir 200ml de água a cada duas horas

- Colocar toalhas úmidas ou recipientes com água pela casa

- Manter a pele hidratada

- Lavar nariz e olhos com soro fisiológico pelo menos 3 vezes ao dia

- Usar umidificador de ar em casa

- Optar por climatizador evaporativo ao acondicionamento de ar condicionado.

Manter o ar mais saudável durante todo o dia, ajuda evitar os possíveis problemas de saúde decorrente da umidade do ar. Melhor qualidade de vida para você e toda a sua família.
 
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Postagens relacionadas

Mas se o desejo por esses

Muito prazer e coisas do gênero. Porque havíamos evitado essa dor. Quando isso e no mesmo é privá-lo disso. Para que aqueles que são corruptos, que o

Leia mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no chat
Fale com um consultor